9 problemas de saúde que você pode ter ao beber água não tratada

Postado em: 17/01/2023

Por: Em: Curiosidades


Cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável, segundo o Instituto Trata Brasil. Consumir água não tratada pode gerar problemas de saúde e ainda impactar a qualidade de vida das pessoas.

O cuidado com o tratamento da água deve se manter ao longo de toda a jornada de uso do recurso: desde a captação na natureza até o descarte de volta do esgoto, já tratado, ao curso de água.

Para entender a amplitude das consequências de beber água não tratada, o texto a seguir vai listar as doenças que ela pode gerar e o que fazer para evitá-las.

O que é água não tratada?

A água não tratada é aquela água que não passou pelos devidos processos para eliminar impurezas, poluentes e agentes contaminantes. Dessa forma, ela não está própria para ser usada, muito menos ingerida por seres humanos e animais.

Algumas ações que podem levar as pessoas a beberem água não tratada são:

9 problemas de saúde por consumir água não tratada

As principais enfermidades ao beber água não tratada são:

1.Febre tifoide

É uma bactéria transmitida pelo consumo de água e alimentos contaminados, bem como pelo contato com a urina e fezes de pessoas com a tifo. Os sintomas são febre, vômito, diarreia, dor de cabeça, inchaço do abdômen e falta de apetite.

2.Hepatite A

O vírus é passado pelo contato com água ou alimentos que contenham fezes. A Hepatite A pode causar inflamação no fígado. Alguns dos sintomas são febre, dores no corpo, fadiga e pele e olhos com cor amarelada (icterícia).

3.Cólera

É uma infecção bacteriana que desidrata rapidamente a pessoa por conta dos sintomas intensos, como diarreia e vômito, e precisa ser tratada imediatamente. 

4.Giardíase

É causada por um protozoário e pode ser transmitida pela água, alimentos e objetos contaminados. Os sintomas são: diarreia, vômito, dor abdominal e barriga inchada.

5.Leptospirose

Além do contato com a água de enchentes em períodos de chuvas, a leptospirose também pode ser transmitida pelo consumo de água não tratada. É uma infecção passada através da urina dos animais, como ratos e cães e gatos que estão contaminados.

Os principais sintomas são: dor de cabeça, mal-estar, febre, cansaço, tosse, diarreia e manchas no corpo.

6.Esquistossomose

Ela é transmitida pela água contaminada por urina e fezes de animais e seres humanos infectados. Basta o contato com a água e o parasita entra na pele, passa para a corrente sanguínea e atinge órgãos como o fígado e intestino. 

Entre os principais sintomas estão irritação na pele, tosse, febre, diarreia, vômito, calafrios, dor de cabeça, nos músculos e nas articulações e pode causar a dilatação do abdômen. 

7.Amebíase

A amebíase é causada por um protozoário que altera a absorção de nutrientes pelo organismo. Os principais sintomas são: diarreia, febre, dor abdominal e fezes com sangue.

8.Salmonelose

É uma infecção bacteriana que afeta o intestino. Ela é transmitida pela água e alimentos contaminados. Entre os sintomas estão o mal-estar, perda de apetite, febre moderada, cansaço, diarreia, desidratação, vômito, dor de cabeça e no abdômen e calafrios.

9.Intoxicação por metais

A água não tratada pode conter elementos como chumbo e mercúrio. A intoxicação pode causar diarreia, vômito, desidratação, formigamento das mãos e dos pés.

Consequências da água não tratada

Além dos problemas de saúde, o consumo de água não tratada pode gerar danos maiores e contínuos. Em casos mais graves, a contaminação pode levar as pessoas à internação e até à morte.

De modo geral, moradores de uma região que estão mais expostos à água não tratada podem consumir menos água do que o recomendado. Nem todas as famílias conseguem manter o hábito de ferver a água antes do consumo ou não têm condições de adquirir água potável de fontes confiáveis.

Já ao indivíduo que é afetado por alguma enfermidade relacionada à água não tratada pode perder o rendimento no trabalho. Se essa pessoa for autônoma, por exemplo, ter que deixar de trabalhar gera um impacto direto no bolso. 

O problema é que a exposição ao consumo de água não tratada é contínua, fazendo com que as enfermidades voltem de tempos em tempos. Dessa forma, viver em uma região já desassistida pelo saneamento básico pode contribuir para dificuldades econômicas que já existem, o que também é uma questão social. 

De um ponto de vista mais amplo, tratar a água adequadamente pode ajudar a reduzir atendimentos e internações na rede pública de saúde. Além disso, evita que a população tenha complicações financeiras por conta das enfermidades.

Como evitar

O tratamento adequado é o primeiro passo para garantir que a população esteja o mais protegida possível contra doenças transmitidas pelas água não tratada.

Desde a captação da água até chegar às empresas e residências, a água deve passar por estações de tratamento, onde é submetida a diversos processos como:

  • Coagulação: um coagulante é colocado na água para as partículas mais leves se agruparem e serem removidas mais adiante;
  • Floculação: com o uso de outros coagulantes, as impurezas se juntam formando flocos ainda maiores;
  • Decantação: é a etapa em que itens mais pesados, como os flocos agrupados, vão para o fundo do tanque pela ação da gravidade;
  • Filtragem: já decantada, a água vai para outro reservatório, passando por um sistema de drenagem, que filtra o líquido. São camadas de materiais, como areia e cascalho que conseguem segurar os flocos;
  • Desinfecção e fluoretação: na desinfecção, a água recebe componentes para eliminar micro-organismos que causam doenças. Nesta etapa, a água também passa pela correção do pH, regulando a alcalinidade ou a acidez. Depois, a água recebe flúor para prevenir a população contra cáries. 

Além do cuidado adequado para levar a água ao consumo, o esgoto também merece atenção, já que se torna um transmissor de doenças se não for tratado. Essa etapa é essencial, inclusive, para o descarte do esgoto tratado no curso de água, onde volta a ter contato com seres humanos e animais.

A BAUMINAS Águas está presente em diversas regiões do país para auxiliar empresas públicas e privadas a tratarem a água de maneira eficiente. Conheça os produtos para o tratamento de água da BAUMINAS!


Gostou desse post? Compartilhe:

    Quer falar com a gente?
    Deixe sua mensagem abaixo: