Má gestão de efluentes: quais são as consequências para o ambiente?

Postado em: 26/10/2021

Por: Em: Blog


Embora atualmente haja uma conscientização maior quanto ao descarte do lixo e iniciativas de reaproveitamento, a má gestão de efluentes ainda é um problema preocupante.

A destinação, descarte e transporte incorreto de resíduos afetam o ambiente e prejudicam até mesmo a saúde humana, causando uma grande poluição que se torna cada vez mais difícil de controlar, graças ao crescimento populacional.

No Brasil, cerca de 6,3 milhões de toneladas dos resíduos sólidos são destinados de maneira inadequada, segundo dados divulgados pela Abrelpe.

Conheça os tipos de poluição provocados pela má gestão de efluentes:

Poluição atmosférica

A poluição do ar é consequência da emissão de gases líquidos e partículas sólidas que afetam negativamente o ecossistema, causando a perda de qualidade do ar e a aceleração do aquecimento global.

Poluição hídrica

A poluição hídrica é consequência do despejo de resíduos ou energia que mude as propriedades físicas e químicas de um corpo de água, afetando não só o ecossistema aquático como comprometendo a saúde das pessoas que consomem aquele líquido.

Essa sujeira provém do esgoto doméstico e de efluentes das indústrias e compromete seriamente a sobrevivência humana, já que a escassez de água é um problema mundial que vem aumentando em importância.

Poluição do solo

Podemos definir a poluição do solo como a mudança na natureza ou na composição da terra, resultado do contato com produtos químicos ou com resíduos líquidos ou sólidos despejados no local.

Além de comprometer a saúde dos seres vivos (humanos, animais e plantas), um solo poluído pode tornar-se infértil.

Esse tipo de poluição pode ser pontual (ocorre por razões específicas e em áreas reduzidas) ou difusa (incidente em áreas amplas, com razões de difícil identificação).

Nas áreas rurais, o uso indiscriminado de defensivos agrícolas e a adubação incorreta são fatores que contribuem para a poluição do solo.

Poluição visual

Muitas pessoas relacionam a poluição visual ao excesso de propaganda e de comunicação visual nas ruas, mas o conceito vai além disso. O abandono de resíduos sólidos, mesmo que em locais apropriados, também é considerado poluição visual e causa a degradação do espaço.

Como reduzir o problema?

A má gestão de efluentes é uma questão mundial e que deve ser tratada com urgência. Embora existam leis no intuito de regular o descarte de resíduos em todo o mundo, ainda há muito o que melhorar em todos os aspectos, afinal, vemos o acúmulo de lixo aumentando constantemente.

Essa questão é agravada pelo crescimento da população, consumo em excesso e falta de cuidado tanto dos cidadãos como das empresas no descarte de resíduos.

Para resolver o problema é essencial que cada um faça a sua parte, com práticas como a reutilização de insumos e a separação para reciclagem. As indústrias e empresas podem adotar soluções mais sustentáveis para a produção, que vão desde a alteração da matéria-prima utilizada e a adoção de processos que diminuam os resíduos, e podem chegar ao tratamento destes detritos.

Os governos e órgãos administrativos devem estar atentos à oferta de saneamento básico, limpeza de rios e córregos, instalação de pontos de coleta seletiva, entre outras medidas que possam reduzir a poluição em todos os seus aspectos.

De qualquer forma, vale destacar que as medidas ajudam apenas a reduzir o impacto da poluição, sendo difícil a extinção do mesmo.

O Grupo Bauminas trabalha com diversas soluções que ajudam a combater a má gestão de efluentes, como soluções para o tratamento de águas industriais e produção de itens para a mineração dentro de processos ambientalmente responsáveis.

Conte com os produtos Bauminas para melhorar o tratamento de efluentes da sua indústria e faça a sua parte para reduzir a má gestão de efluentes.

Venha conhecer o nosso portfólio completo no site https://bauminas.com.br/.


Gostou desse post? Compartilhe:

    Quer falar com a gente?
    Deixe sua mensagem abaixo: