Postado em: 22/02/2022
Por: Gestão Técnica Em: Curiosidades
O consumo de água no Brasil deverá passar de 2,5 milhões de litros por segundo até 2030. Essa é a projeção do Manual de Usos Consuntivos da Água, lançado em 2019 e que revela a urgente necessidade de repensar o consumo de água e a gestão de efluentes. A água de reuso é uma dessas soluções.
Para efeitos de comparação, em 2010 o consumo de água era de menos de 2 milhões de litros por segundo. Os dados também são do Manual, que foi elaborado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Enquanto os municípios do Brasil precisam ampliar o acesso à rede e ao tratamento de esgoto, empresas de diversos setores podem otimizar seus sistemas produtivos visando a água de reuso.
Confira a seguir como a água de reuso pode ser utilizada e quais cidades já adotaram essa solução.
O que é água de reuso?
A água de reuso é a água que já foi consumida por residências, indústrias e atividade agrícola e é utilizada novamente. Para isso, a água passa por um tratamento específico, o que permite que ela sirva para diferentes finalidades.
O principal objetivo do reuso é otimizar o consumo de água, garantindo um melhor aproveitamento dos recursos naturais. Além disso, o processo estimula o tratamento de efluentes, como as redes de esgoto, por exemplo.
Dessa forma, a água de reuso pode contribuir para a redução da quantidade de poluentes que são despejados no meio ambiente.
Reuso x Reciclagem x Aproveitamento
Existem diferentes aplicações quando se fala em otimizar o consumo de água:
Água de Reuso: é o tratamento de resíduos líquidos que serão usados em outras atividades. Esta é a aplicação que dá mais versatilidade para empresas e cidades aproveitarem a água, como veremos mais adiante.
Reciclagem de água: depois de consumida, a água é reutilizada de outras formas, mas sem passar por tratamentos. Um exemplo comum é a água da máquina de lavar que, depois de usada, pode servir para lavar pisos e calçadas.
Aproveitamento de água da chuva: a água que cai no telhado de casas, prédios residenciais e de empresas pode ser usada para a limpeza de áreas comuns e irrigação das plantas.
Qual a importância do reuso da água?
A água de reuso pode substituir a água potável em atividades em que a potabilidade não é necessária. O resíduo líquido só precisa passar por um tratamento antes de ser usado em áreas de irrigação ou obras de aterro, por exemplo.
Isso faz com que o consumo de água potável seja menor, o que impacta diretamente na menor captação de água nos mananciais e nos processos de potabilidade.
A água de reuso pode contribuir para:
- que os recursos que antes seriam usados em uma captação maior de água dos mananciais sirvam para melhorias e ampliação do tratamento de efluentes;
- a criação de políticas públicas para aumentar a rede de esgoto domiciliar pelo país;
- redução de épocas de rodízio no fornecimento de água em regiões afetadas por períodos de muita seca.
Tipos de reuso de água
Existem diferentes tipos de reuso, que variam conforme o processo da primeira à segunda utilização:
Reuso indireto não planejado da água: Depois de usada, a água é despejada no meio ambiente a jusante, ou seja, seguindo o curso d’água. Não há interferência nem controle nesse processo em que a água percorre o fluxo e passa pelos ciclos naturais até ser reutilizada em outro ponto.
Reuso indireto planejado da água: Os resíduos líquidos passam por um tratamento e são despejados no meio ambiente. Eles são encaminhados para águas superficiais ou subterrâneas. A partir daí, ocorrem os ciclos naturais que permitem que a água seja reutilizada mais adiante.
Reuso direto planejado da água: Os efluentes passam por tratamento e vão diretamente para o ponto onde serão reutilizados. Neste caso, a água de reuso não chega a ser despejada no meio ambiente.
Onde a água de reuso pode ser aplicada?
A forma como a água de reuso será utilizada vai depender da necessidade e do tratamento que ela passou. Algumas aplicações são:
Áreas urbanas
A água de reuso pode ser aproveitada para descarga de vasos sanitários, lavagem de veículos e de vias públicas, no sistema de ar-condicionado e no combate a incêndios.
Irrigação
Na irrigação paisagística, a água de reuso serve para regar parques, cemitérios, universidades, gramados em residências e faixas de domínio de estradas.
Na irrigação de áreas de cultivo, ela atende à proteção contra geadas e diversos tipos de plantios, como o de fibrosas, forrageiras, grãos e ornamentais.
Indústrias
Pode servir para processos de refrigeração, geração de energia, água de processamento e alimentação de caldeiras.
Uso ambiental
Aumentar a vazão de cursos de água, terras alagadas e indústrias de pesca.
Usos diversos
Aquicultura, dessedentação de animais, construções e obras de aterro e terraplanagem.
Países que são referência na água de reuso
Há diversas cidades mundo afora que adotaram a água de reuso como parte do serviço de distribuição à população. Confira alguns exemplos:
Estados Unidos
O país tem históricos períodos de grande seca. Os estados americanos que mais se destacam pelo fornecimento de água de reuso são Califórnia, Texas, Arizona e Flórida.
Austrália
Também com um histórico de seca, a Austrália aposta não só na água de reuso como também em usinas de dessalinização pelo país.
Japão
Desde a década de 1980, o país investe em água de reuso. Hoje, as construções possuem encanamentos separados para acesso à água potável e à de reuso.
Israel
É uma das principais referências em tecnologia para o reuso de água. O país adotou novas metodologias na irrigação da agricultura como forma de reduzir o consumo.
Além disso, Israel investe desde 2005 no processo de dessalinização da água. Toda a população tem acesso ininterrupto à água, mesmo em regiões desérticas.
Desde 2018, o país transforma o lodo que é gerado na estação de tratamento. Antes, ele era despejado no mar e, atualmente, vira composto orgânico na agricultura.
No Brasil
Algumas cidades brasileiras são referência na coleta e tratamento de esgoto, o que contribui para a iniciativa de governos e empresas no reuso de água:
Curitiba
A capital paranaense é exemplo para muitos de seus serviços e recursos. A cidade já atingiu, por diversas vezes, a nota máxima no ranking de acesso ao saneamento básico (Ranking da Universalização do Saneamento), divulgado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).
Atualmente, 99,9% do esgoto da cidade é coletado e tratado. A crise hídrica recente, que fez a região passar por rodízio de abastecimento de água, impulsionou o governo a acelerar o debate sobre a água de reuso. Curitiba já reaproveita água, como a limpeza de vias públicas, mas trabalha nas normas para aplicá-la para diferentes finalidades.
Piracicaba
A cidade de Piracicaba também sentiu o impacto da estiagem na região recentemente. A cidade possui estações de tratamento que fazem reuso de água.
São Paulo
A estação de tratamento de esgoto no ABC, na região metropolitana de São Paulo, possui tratamento de efluentes e a água de reuso abastece empresas do Polo Petroquímico do ABC. Ela é utilizada em atividades onde a água não precisa ser potável.
Agora que você sabe o que é reuso de água e como esse recurso contribui positivamente para cidades e empresas, confira como a BAUMINAS participa desse processo!