Postado em: 14/03/2023
Por: Gestão Técnica Em: Curiosidades
Você sabe para onde vai a água da chuva? Aproveitar o uso dela está entre as ações sustentáveis que deixaram de ser apenas opção e se tornaram uma necessidade.
A água é um recurso natural renovável, mas limitado. Casas, prédios comerciais e residenciais e empresas podem implantar algumas mudanças para garantir o máximo aproveitamento da água.
Isso inclui captar água da chuva e tratar efluentes líquidos para reuso. Neste texto, você vai entender para onde vai a água da chuva e como é possível utilizá-la. Confira!
Como funciona o ciclo da água?
A água segue um ciclo influenciado pela energia do sol. A luz e o calor provocam a evaporação de parte da água dos mares, rios, oceanos, das folhas das plantas e dos nossos corpos.
O vapor de água fica mais úmido e, por ser mais leve do que o ar quente, vai para o alto na atmosfera. As moléculas de água vão se juntando e formam gotículas que se acumulam em nuvens.
A depender das condições do tempo, essas gotículas ficam mais pesadas. Então, elas podem cair chuva, neve ou granizo, voltando para o solo.
Para onde vai a água da chuva, afinal?
A água cai em rios, mares e lagos, assim como no solo. Na terra, parte dela é absorvida pelas plantas e outra parte vai para os lençóis freáticos.
Se a superfície onde cai a chuva é impermeável, ela escoa pelas ruas e calçadas, ganhando volume e força até chegar aos bueiros. Em grandes cidades, as tempestades podem causar muitos estragos pela falta de vazão.
É essa mesma água que serve de alimento para os seres vivos e faz parte de diversas atividades humanas, como:

Como é a coleta e tratamento da água da chuva?
A crise hídrica fez com que muitas famílias aderissem a algumas medidas simples para captar água da chuva. A instalação de mini cisternas recebe a água que chega através do telhado.
Esse volume pode ser usado em atividades como lavar o piso ou o carro e regar plantas. Em construções mais adaptadas, a água também vai servir para a descarga e sistemas de ar condicionado.
Para ser consumida, essa água precisa passar por tratamento porque pode ter impurezas do ar, fezes de animais e restos de animais e de plantas no telhado.
Uso da água da chuva em empresas
As empresas também podem ter seu próprio sistema de captação. Para isso, é importante considerar alguns pontos como:

A partir desses pontos, companhias especializadas poderão calcular a capacidade de captação e de armazenamento do sistema.
Uma empresa pode ter um reservatório próprio ou pode instalar tanques em série. Os tanques permitem que a estrutura seja ampliada de acordo com a relação entre a quantidade de chuva e de aproveitamento.
A depender da necessidade e do interesse em ter instalações mais sustentáveis, alguns empreendimentos podem ter uma estação de efluentes compacta. Ela serve para tratar o esgoto e ter água de reúso, para as mesmas finalidades que a água da chuva.
Nas indústrias, por exemplo, a água de reúso também é usada para caldeiras, refrigeração e construções.
Cuidados com o uso da água da chuva
O aproveitamento da água da chuva não pode ser feito sem seguir alguns procedimentos. Mesmo que ela não seja consumida, isso não impede que a água cause problemas.
A Norma Técnica Brasileira (NBR) 15527 define como a água da chuva pode ser aproveitada em áreas urbanas. A captação, por exemplo, pode ser feita em pontos de cobertura, como o telhado. O mesmo não acontece com a água no chão, que pode conter óleo e metais pesados.
Além disso, o armazenamento da água da chuva deve estar separado do sistema que tenha água potável. Caso elas se misturem, é necessário fazer um tratamento mais complexo para torná-la própria para consumo de novo.
A BAUMINAS Águas conta com uma diversidade de produtos para o tratamento de águas e efluentes. Aproveite e confira todas as nossas soluções para viver de forma mais sustentável!