Tratamento de água na indústria: sua importância e como escolher o produto?

Postado em: 15/12/2021

Por: Em: Sem categoria


O tratamento da água para torná-la potável e pronta para o consumo é um processo conhecido. O que nem todos sabem é que também há uma rotina de tratamento de água da indústria antes dela ser devolvida ao meio ambiente, em que a escolha dos produtos corretos impacta o resultado.
Para a melhoria dos seus sistemas operacionais, várias empresas buscam novas alternativas de tratamento, com novas tecnologias e soluções. Entenda melhor o assunto!

Para que serve o tratamento de água industrial?

A indústria trabalha com normas estritas de segurança, nas quais o nível de qualidade da água despejada após o uso passa por inspeções dos órgãos reguladores.
Cuidar do tratamento dessa água torna-se ainda mais importante quando consideramos o uso de componentes químicos pelas indústrias, que podem não só contaminar os efluentes, como provocar doenças graves à população e sérios danos ao ambiente.
As estações de tratamento de água incluem os processos de decantação, floculação, dosagem e filtração, sempre considerando as necessidades da indústria.
Vale citar as dificuldades enfrentadas pelas empresas que precisam do tratamento de água como parte de sua cadeia produtiva, como os custos elevados, o uso de maquinários eficientes e o monitoramento constante da qualidade desse tratamento, a fim de evitar problemas com a fiscalização.

Como funcionam esses tratamentos?

A limpeza da água antes do descarte ao ambiente pode ser realizada de três maneiras:

● processos físicos: retirada dos sólidos em suspensão, por meio de técnicas de separação física como peneiramento, sedimentação etc.;
● processos químicos: uso de produtos químicos para a remoção de diversos poluentes;
● processos biológicos: remoção de matéria orgânica por meio de fenômenos que acontecem na natureza, como a dissolução em suspensão e a transformação da matéria em sólidos sedimentáveis.
A qualidade de cada uma dessas etapas é essencial para que o tratamento da água seja eficiente.

Como a escolha dos produtos químicos corretos influencia no
tratamento?

Entre as diversas soluções utilizadas durante os procedimentos para a eliminação das impurezas da água, podemos destacar o uso de coagulantes inorgânicos à base de sais de alumínio, capazes de proporcionar uma excelente performance de coagulação e de floculação.
Para que a limpeza da água seja eficiente, é indispensável a escolha de produtos de qualidade, formulados por empresas que possuem vasta experiência em tratamento de água e que entendem as exigências que recaem sobre a indústria nesse sentido.
Tal preocupação vale não apenas para garantir a adequação às normas, mas também para o cumprimento do papel de responsabilidade ambiental que toda organização deve assumir.
Por isso, é essencial consultar a trajetória da empresa responsável pelo fornecimento, assim como o conhecimento técnico aplicado na formulação dos produtos de tratamento.

Você ainda tem dúvidas sobre a quem recorrer para o tratamento de água industrial? O Grupo BAUMINAS oferece uma linha completa de produtos voltados para esse processo tão importante, sendo a líder nacional em coagulantes para o tratamento de água e efluentes.
Com uma trajetória de 60 anos lidando com produtos químicos e soluções técnicas, a BAUMINAS também tem em seu portfólio produtos para as indústrias de Nutrição Vegetal e Animal, e de Saneamento Ambiental, além da alta expertise na logística de produtos químicos que garante a entrega das soluções com segurança.
Quer saber mais sobre a empresa e os produtos? Acesse o site!


Gostou desse post? Compartilhe:

    Quer falar com a gente?
    Deixe sua mensagem abaixo: