Como a NBR 15784 contribui para o tratamento de água para consumo humano?

Postado em: 07/31/2023

Por: Em: Tratamento de água


O uso de produtos químicos no tratamento de água para consumo humano deve atender a alguns padrões com o objetivo de garantir a segurança das pessoas. A NBR 15784 é uma norma brasileira que lista orientações sobre a qualidade dos produtos utilizados em diferentes etapas do preparo da água potável.

Além da NBR, existem outras normas, inclusive regionais, pois o ambiente e a época do ano em que a água é captada e usada pode exigir tratamentos distintos. Empresas fabricantes desse tipo de produto químico, como é o caso da BAUMINAS, devem atuar dentro dos padrões e comprovar isso por meio de análises.

Companhias públicas e privadas que utilizam esses produtos químicos devem compreender a importância de atuar corretamente, garantindo a gestão eficiente e segura das águas. Neste texto, você confere mais detalhes sobre essa norma técnica.

O que é a NBR 15784?

A NBR 15784 foi elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em 2014 e recebeu emenda em 2017 e está sendo atualizada neste ano. Ela reúne um conjunto de diretrizes específicas sobre o uso de produtos químicos no tratamento de água para o consumo humano.

O principal objetivo dessa norma é padronizar o uso desses itens como forma de garantir alguns pontos:

  • a qualidade da água;
  • a eficiência do serviço de saneamento;
  • evitar danos à saúde humana.

Para que ela serve?

Hoje em dia há muito mais informação e acompanhamento dos efeitos na saúde humana quando alguém consome água não tratada. Da mesma maneira, sabemos dos impactos na natureza quando resíduos industriais e domésticos são descartados em cursos d’água sem o tratamento apropriado.

As orientações na NBR 15784 se referem especificamente aos efeitos dos produtos químicos em diferentes etapas. Por isso, ela reúne um conjunto de referências para que empresas, governos, órgãos de análise e de fiscalização trabalhem para garantir que os produtos químicos adicionados a água potável sejam controlados e garantam que a água consumida não ofereça riscos à saúde.

Qual a importância dessa norma?

A NBR 15784 é necessária porque o uso inadequado de alguns produtos químicos pode alterar as características da água. A principal consequência disso é causar problemas de saúde na população abastecida. 

Desde a captação da água na natureza até a sua distribuição, ela recebe produtos químicos para diversas finalidades, como:

Quais são as principais orientações da NBR 15784?

Para acompanhar o nível de qualidade e segurança da água potável que vai ser distribuída, é preciso saber quais componentes estão sendo adicionados em cada etapa do tratamento.

Essas informações são relevantes para saber onde fazer ajustes em caso de uso incorreto na dosagem de algum produto ou no volume de impurezas contidas na água.

A NBR 15784 determina que o fornecedor do produto químico mantenha o controle e faça o rastreio de informações como:

  • a Dosagem Máxima de Uso (DMU) do produto;
  • nome comercial e número CAS (Chemical Abstracts Service);
  • percentual ou partes por peso de cada componente presente na fórmula;
  • qual a reação química usada na fabricação, caso tenha tido esse processo;
  • quando há alteração na formulação, nos fornecedores e no processo de produção;
  • listar as matérias-primas, seus fornecedores e grau de pureza de cada componente;
  • relação de impurezas;
  • descrever a fabricação, manipulação e embalagem do produto;
  • estudos toxicológicos para o produto, bem como das impurezas contidas nele.

Vale lembrar que nenhum produto pode exceder o volume de impurezas acima do permitido pela norma.  

Ao coletar amostras, o laboratório deve considerar as informações do fornecedor e fazer um plano de estudo. A NBR traz orientações sobre como coletar e manusear a amostra. 

Além disso, um novo estudo dos produtos usados deve ser feito sempre que houver alteração na matéria-prima, na formulação do produto ou no processo de fabricação dele.

Categorias químicas

A NBR 15784 abrange algumas categorias químicas nos seus padrões, como:

A norma não se aplica a subprodutos gerados a partir da reação do produto químico com algum constituinte da água. 

Como fazer um tratamento adequado e dentro das orientações da NBR?

O primeiro passo para utilizar produtos químicos dentro dos padrões da NBR é contar com um fornecedor confiável, que tenha uma boa reputação no mercado. Afinal de contas, as informações sobre os componentes do produto são de extrema importância para todo o cuidado durante o tratamento de água.

O segundo passo é ter uma consultoria especializada, que saiba identificar os produtos necessários e a quantidade de cada um nas diferentes etapas do tratamento. 

O terceiro passo é fazer os testes de conformidade feitos por laboratórios credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (INMETRO). Esses testes servirão de base para os relatórios que comprovam que a empresa está seguindo os padrões da norma técnica. 

A BAUMINAS é referência no mercado nacional de fabricação de produtos químicos para o tratamento de água. O investimento constante em pesquisas possibilita que os produtos ofereçam maior eficácia dentro das orientações previstas nas normas e leis do setor.

Para trazer ainda mais segurança e praticidade, a BAUMINAS conta com a Solução Integrada, onde reúne a orientação na gestão do sistema de tratamento e a assessoria técnica para melhorar a performance da operação e do uso dos produtos. 

Quer saber mais? Confira como a BAUMINAS pode contribuir para a eficiência e segurança no tratamento de água!


Gostou desse post? Compartilhe:

    Quer falar com a gente?
    Deixe sua mensagem abaixo: