Como funciona a automação de estações de tratamento de água e efluentes?

Postado em: 09/16/2023

Por: Em: Sem categoria


Confira como a automação de estações de tratamento funciona e de que forma essa melhoria impacta na otimização de recursos e serviços.

A automação de estações de tratamento de água e efluentes torna o serviço mais preciso. Essa melhoria consiste na coleta de dados que servem como base para ajustes e para gestores tomarem decisões.

Como resultado, é possível ter água com mais qualidade, menor impacto no meio ambiente e tratamento de esgoto eficiente. A companhia ganha em produtividade, com menos desperdício de água e de produtos, além de reduzir custos.

No texto a seguir, confira como a automação de estações de tratamento é feita na prática. Veja também de que maneira ela contribui para tornar empresas de saneamento mais sustentáveis. 

O que é a automação de estações de tratamento?

A automação utiliza sistemas inteligentes para realizarem tarefas pré-programadas. Através da coleta e análise de dados, os dispositivos podem executar uma ação automaticamente ou apenas emitir um alerta para que um operador o faça.

Isso é feito a partir de alguns componentes:

Controladores

Os controladores têm o papel de supervisionar os processos. Eles coletam dados, que são registrados e armazenados em uma plataforma online. 

Essa quantidade de informações pode ser usada para diferentes finalidades. Entre elas estão os ajustes nos equipamentos, decisões sobre quais processos necessitam de mais atenção ou avaliar o nível de evolução da operação como um todo.

Sensores

São aparelhos que fazem a medição de dados e que identificam as variações que vão exigir uma ação. Eles medem, por exemplo, o nível de um reservatório ou a temperatura e qualidade da água.

Um sensor pode fazer essa análise porque ele recebe uma programação que reconhece os sinais de alteração. Essa informação também é enviada aos controladores. 

Atuadores

A partir das informações que os sensores recebem, eles podem ativar os atuadores para dar a resposta adequada a cada situação, conforme o programado. É o caso de ajustar a pressão da água distribuída.

Os atuadores podem reagir aos sensores automaticamente, sem precisar de autorização ou mesmo da ação de alguém. Isso agiliza os serviços, reduzindo interrupções na planta e possíveis danos. 

A automação de estações de tratamento é diferente do simples monitoramento. Embora seja necessário que um operador tome uma ação em alguns casos, a proposta é que muitos processos sejam automáticos.

Esse mecanismo permite que os gestores acompanhem as instalações em tempo real e que o sistema continue operando com base em ações programadas.

Como funciona a automação?

Os componentes da automação de estações de tratamento se conectam entre si, já que a informação de um alimenta o outro. 

O acompanhamento dos dados pode ser feito remotamente, ajudando a manter a estabilidade da operação. Já o controle, quando requer uma ação de ajuste, pode ser o de malha aberta ou fechada.

No controle de malha aberta, uma variação aciona o alarme e uma pessoa corrige o que está fora do padrão. Já no controle de malha fechada, o sistema analisa e faz o ajuste automaticamente.

A automação serve para acompanhar informações e agir em situações como:

Quais resultados a automação de estações de tratamento pode gerar?

Como dissemos anteriormente, uma estação que tenha uma ou mais etapas do processo automatizadas pode ser gerenciada a distância e acompanhada 24 horas por dia. 

Alguns dos resultados que essa tecnologia pode gerar são:

  • A operação se torna mais segura para os trabalhadores;
  • A qualidade da água é mais garantida, já que os testes se tornam mais frequentes;
  • Evita erros na operação;
  • Reduz os danos nos equipamentos, como o rompimento de tubulação por causa da pressão e aumento de vazão da água;
  • Pode gerar economia de energia e, por consequência, a redução de custos;
  • Diminui o desperdício de água por conta de vazamentos;
  • Otimiza a quantidade de cada produto no tratamento, usando somente o que for necessário;
  • Gera de relatórios para tomar decisões importantes, como modernização de processos e de maquinário;
  • Reduz os incidentes, já que o sistema acompanha os padrões e emite um alerta em caso de variação.

A automação de estações de tratamento contribui para a melhora contínua da operação. A empresa aumenta a qualidade do serviço e se torna mais competitiva no mercado.

Como é a automação com a Solução Integrada da BAUMINAS?

A BAUMINAS Águas é referência no Brasil em coagulantes para o tratamento de água e efluentes. Com mais de 60 anos de experiência, investimento constante em tecnologia e conhecimento da indústria de saneamento, a Solução Integrada é um serviço que pode otimizar o sistema de uma estação.

Se houver necessidade de manutenção, a BAUMINAS pode fazer a substituição imediata de tanques, bombas, mangueiras e demais peças para não interromper a operação. 

Os principais objetivos da Solução Integrada da BAUMINAS são aumentar a produtividade, reduzir os custos e melhorar a qualidade do sistema.

Quer saber como a BAUMINAS pode ajudar na automação de estações de tratamento? Confira detalhes da Solução Integrada!


Gostou desse post? Compartilhe:

    Quer falar com a gente?
    Deixe sua mensagem abaixo: